Ads-728

Ads-728

Giro de Notícias

POLÍTICA

Cat-3

Cat-4 POLÍCIA

outubro 2024

 

Há pelo menos cinco ou mais dias sacolas de lixo estão espalhadas no meio da rua e até em frente à prefeitura existe lixo



Moradores de Brejo dos Santos, reclamam de problemas com a coleta de lixo em toda a cidade. O resultado foi o acúmulo de lixo doméstico nas ruas e avenidas que tem causado muitos transtornos à população. Os resíduos atraíram urubus por causa do forte mau cheiro. 

Sacolas de lixo espalhadas por toda parte, sujeira que se fez perder de vista os canteiros centrais na porta das casas e nas calçadas. A cena foi registrada em pleno centro da cidade de Brejo dos Santos, na manhã de segunda-feira (28) e se se repetiu em diversos bairros.

O problema com a coleta de lixo em Brejo dos Santos, fez surgir uma imagem incomum no município. Há pelo menos um mês  que tá com esses lixo antes da política  sacolas de lixo estão espalhadas no meio da rua. Segundo os moradores, como a coleta não está sendo feita, os animais reviraram o lixo, o que fez com que a sujeira se espalhasse mais rápido. Um dos bairros mais afetados foi o 
Alto do Cruzeiro, onde vivem mais de 800 famílias, no Alto do Cruzeiro.

 



Após as eleições do segundo turno em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e Léo Bezerra (PSB) foram eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Agora, o próximo passo é a diplomação dos eleitos, etapa que marca a finalização oficial do pleito conduzido pela Justiça Eleitoral.

Segundo informações do portal Políticaetc, a presidente do TRE, desembargadora Agamenilde Dias, apontou 16 de dezembro como a data mais provável para a diplomação. Ela ressaltou, entretanto, que a decisão final depende do juiz eleitoral, que deverá confirmar a data em breve.

 

A Paraíba bateu o recorde em 2024 de reeleições de prefeitos. O estado apresentou um aproveitamento de 96%, reelegendo 107 dos 111 prefeitos que concorreram. O levantamento é do Portal MaisPB com informações da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP).

Dos prefeitos reeleitos, 105 venceram ainda no primeiro turno. João Pessoa e Campina Grande, os maiores colégios eleitorais da Paraíba, reelegeram os atuais prefeitos no segundo turno da Eleições 2024, neste domingo (27). De acordo com o presidente da Federação, George Coelho, as únicas cidades paraibanas em que os prefeitos não conseguiram se reeleger foram: Cuitegi, Lagoa de Dentro, Riacho dos Cavalos e Coremas.

Um levantamento da Folha de São Paulo, divulgado nesta segunda (28), revelou que a Paraíba foi o estado que mais reelegeu prefeitos no Brasil, considerando os estados com mais de cem postulantes à reeleição. Os dados da reportagem, no entanto, são diferentes dos informados pela Famup. A matéria aponta que 115 candidatos concorreram à reeleição na Paraíba e 108 foram reeleitos.

Recorde de reeleições

Em 2024, o Brasil alcançou o maior índice de reeleições de prefeitos dos últimos 20 anos, com pelo menos 80% dos candidatos garantindo a continuidade em seus cargos. Ao todo, 2.571 cidades tiveram seus prefeitos reeleitos, conforme levantamento da Folha de São Paulo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Antes de 2024, o último recorde de reeleições havia sido em 2008, quando 65% dos candidatos se reelegeram, totalizando 2.385 prefeituras.

 

A formação rochosa lá no Sítio da Rajada é coisa bonita de ver. As casas chega ficam pequenas perto da paisagem que fica logo atrás. Fala a verdade, essa belezura natural não parece um daqueles famosos morros no Rio de Janeiro?

Funcionária é impedida de entrar em local de trabalho e acusa prefeita de perseguição, em Brejo dos Santos 

veja vídeo


Um vídeo começou a circular nas redes sociais nesta segunda-feira, 28 de outubro, onde uma funcionária, identificada como Delma Figueiredo, acusa a prefeita de Brejo dos Santos, no Sertão da Paraíba, Luciene Almeida, do PSB, de perseguição.



Segundo Delma, ela é concursa há cerca de 13 anos como zeladora da Prefeitura Municipal de Brejo dos Santos, porém, quando chegou nesta segunda-feira para cumprir a sua função, o local estava com uma corrente com cadeado, a impedindo de entrar para fazer o seu papel.


Delma ainda afirma, no vídeo, que desde 2012 vem sendo perseguida por Luciene, época em que a gestora era primeira-dama do município, pois é esposa do ex-prefeito Dr. Luiz Vieira. Ela também diz que a prefeita a persegue simplesmente por não ter votado em sua pessoa, que disputou as eleições municipais de 2024 e foi reeleita à frente do Poder Executivo.


Delma ressaltou que vai procurar um advogado para garantir os seus direitos. Fica aberto espaço para defesa da prefeita Luciene.

 




O Brasil volta a entrar em campo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O compromisso desta terça-feira (15), que será contra a seleção do Peru, terá início às 21h45 (horário de Brasília) e terá como palco o estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Ocupando a 4ª posição da classificação com 13 pontos em nove partidas, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior tenta emendar a segunda vitória consecutiva (após o triunfo de 2 a 1 sobre o Chile na última rodada), para tentar se aproximar da líder Argentina, que tem 19 pontos.

Para isto, a seleção brasileira tentará tirar proveito do fato de atuar diante de sua torcida. “Os torcedores, pelas cidades pelas quais passamos, estão sempre nos apoiando. Estamos procurando uma interação maior, nossos jogadores estão dando a resposta e a torcida percebe isso”, declarou o comandante do Brasil em entrevista coletiva.

No entanto, mesmo atuando em casa, Dorival Júnior acredita que a equipe canarinho não deve encontrar facilidades diante dos peruanos: “Fizeram uma ótima partida contra o Uruguai, que é a terceira [seleção] nas Eliminatórias. Será um jogo complicado. Eles têm homens de muita briga nas bolas aéreas, têm meias que chegam com muita rapidez para tentar a finalização. São fortes nas jogadas de bola parada. Temos que ter um cuidado especial. Com certeza, a seleção do Peru exigirá muito da nossa equipe, nesse novo passo que queremos dar”.

Um dos caminhos apontados pelo técnico do Brasil para alcançar a vitória é a qualidade individual dos atacantes da equipe: “Tem que ser decisivo e importante nesse momento do um contra um. Temos jogadores de alto nível que têm essa capacidade de usar [a técnica] nessas situações, que têm troca de passes e se aproximam para tabelas”.

Diante da equipe peruana, Dorival deve realizar algumas mudanças em relação ao time que começou a partida contra o Chile. Vanderson, Bruno Guimarães e Gerson devem ocupar, respectivamente, as vagas de Danilo, André e Lucas Paquetá. Desta forma o Brasil deve iniciar o jogo com: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus.





Agência Brasil


EXECUTAR

EXECUTAR

NOTÍCIAS EM VÍDEO

POLÍTICA BDS

SAÚDE

POLÍTICA BDS

POLÍTICA BDS

POLÍCIA