Ads-728

Ads-728

Giro de Notícias

POLÍTICA

Cat-3

Cat-4 POLÍCIA

» » » » Procon-JP notifica distribuidoras sobre redução no preço de combustíveis



O Procon-JP notificou doze distribuidoras de combustíveis na capital para que comprovem a redução no preço dos combustíveis. A medida foi anunciada pela Petrobrás na última segunda-feira (2).



O documento também foi enviado ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB).

De acordo com o superintendente do Procon, Junior Pires, os notificados terão 48h para apresentar as suas defesas.

“Foi no sentido de que eles nos forneçam as informações sobre qual o valor que está sendo praticado vindo da distribuidoras, a qual preço que eles estão comprando esse combustível, se a distribuidora já está repassando essa redução para os impostos, e se eles estão repassando essa redução também para o consumidor.

Segundo Júnior, a decisão foi motivada após o órgão detectar que não houve redução nos estabelecimentos.

“O que a gente ver nas ruas é que esse repasse ainda não foi efetuado na sua integralidade. E por isso, essas notificações, para que a gente possa verificar o porquê e tomar as providências cabíveis.”

Em nota enviada, a diretoria do Sindipetro-PB informou que o órgão não teria competência para prestar as informações, mas se coloca à disposição para mais esclarecimentos. Veja:

Em atenção à solicitação do PROCON/JP referente a informações sobre possíveis reduções no preço dos combustíveis e sua repercussão nos postos revendedores da Paraíba, o SINDIPETRO/PB vem, por meio desta, esclarecer o seguinte:

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB) tem como missão institucional defender os interesses coletivos da categoria de revenda de combustíveis, promovendo a livre iniciativa, a liberdade de comércio e a concorrência leal. No entanto, não temos autoridade para estabelecer, sugerir ou intervir na formação de preços, que são de livre decisão dos postos, conforme a legislação vigente.

A legislação brasileira garante aos postos revendedores o direito de fixar seus preços livremente, dentro dos limites legais. Portanto, não é competência deste sindicato informar ou prever quando ou quanto uma redução de preços será repassada ao consumidor final.

Por oportuno, este sindicato não possui vínculo com distribuidoras nem acesso antecipado a informações sobre possíveis reduções de preços, que devem ser obtidas junto à ANP, ao Ministério de Minas e Energia ou às próprias distribuidoras.

Questões relacionadas a práticas abusivas devem ser tratadas pelos órgãos de fiscalização, como o PROCON e o Ministério Público, não por este sindicato, que não tem legitimidade para atuar em casos específicos de empresas filiadas ou infrações à legislação consumerista.

Vale salientar que este sindicato não tem se furtado em colaborar com o PROCON/PB é demais órgãos fiscalizadores, esclarecendo toda a cadeia do combustível, da refinaria até o consumidor. Neste sentido, informações técnicas ou econômicas devem ser buscadas em fontes legítimas, como distribuidoras, ANP, especialistas do setor ou veículos especializados.

Por fim, recomendamos que as fontes mais acreditadas e competentes para essas informações sejam acionadas por esse órgão de defesa do consumidor, e reafirmamos a disposição deste sindicato em dialogar dentro dos limites de nossa atuação institucional. Sem mais para o presente, colocamo-nos à disposição para quaisquer outras informações e/ou esclarecimentos.

João Pessoa, 04 de junho de 2025.

Atenciosamente,

Omar hamad filho

SINDIPETRO/PB
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

About the Author Midia BDS credibilidade em tempo real

Midia BDS um site de Noticias voltado para criação matérias informativas, noticias politicas em geral, "AUTOR" CONPARTILHE ESTA NOTÍCIAS COM OS SEUS AMIGOS.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta



EXECUTAR

EXECUTAR

NOTÍCIAS EM VÍDEO

POLÍTICA BDS

SAÚDE

POLÍTICA BDS