De bairro rural da antiga Vila de Jundiaí no período colonial do século XVIII à referência em tecnologia, pesquisa e inovação no presente. Campinas descortina os preparativos para completar 250 anos em 14 de julho de 2024 com um hotsite especial para celebrar a história com um marco de 250 realizações direcionadas para a população a partir desta terça-feira, 7 de novembro.
O projeto ambicioso espelha as dimensões da primeira cidade, sem ser capital estadual, a figurar como metrópole desde 2018, ou seja, a ser considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) como um dos principais centros urbanos do país.
Entre chegadas e partidas, 1,1 milhão permaneceram no município que completará um quarto de milênio e se apresenta com este nome desde 1.842. Com vocação para o acolhimento, Campinas tornou-se a “segunda casa” de milhares de moradores da Região Metropolitana (RMC), de outras cidades paulistas e até residentes de fora de São Paulo.
A busca permanente por modernização fez a metrópole percorrer caminhos marcados por desenvolvimentos atrelados às plantações de café e lavouras de cana-de-açúcar antes de chegar ao período industrial e ao lugar de polo tecnológico com destaque para a educação e saúde. Tudo isso sem deixar de reconhecer e valorizar talentos nas artes, como a música de Carlos Gomes, e o legado de festas e tradições que foram construídas por séculos.
Uma característica constante em Campinas é a resiliência em servir de exemplo a outras cidades no momento de enfrentar situações históricas como a epidemia de febre amarela, durante o século XIX, e a pandemia de covid-19, desde o início de 2020.
Neste hotsite, a população irá conferir diariamente entregas, realizações e novas ações que buscam homenagear Campinas à altura dos capítulos anteriores: com trabalho e dedicação. Uma realização por dia até 14 de julho de 2024. 250 dias para os 250 anos.
Seja bem-vindo e veja como a cidade se prepara para entrar em um novo tempo.
Nenhum comentário