Ads-728

Ads-728

Giro de Notícias

POLÍTICA

Cat-3

Cat-4 POLÍCIA

» » TRE-PB apresenta projeto para regulamentar servidores cedidos pelas prefeituras durante eleições

Proposta foi detalhada durante encontro com representantes de 77 prefeituras paraibanas

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) apresentou, durante evento nesta segunda-feira (9) em Campina Grande, um projeto que visa regulamentar a cessão de servidores municipais para a Justiça Eleitoral durante as eleições.

A proposta foi detalhada durante encontro com representantes de 77 prefeituras paraibanas, reunindo autoridades como o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e do Ministério Público.

De acordo com os dados apresentados, atualmente, cerca de 40% dos servidores que atuam nas eleições são funcionários das prefeituras, cedidos temporariamente ao TRE.

Embora sejam fundamentais para o funcionamento do processo eleitoral, esses servidores muitas vezes enfrentam perdas financeiras, como a suspensão de gratificações e o custeio do deslocamento para atuar em cidades diferentes daquelas que residem.
Projeto padroniza normas e reduz impacto financeiro

A proposta apresentada pelo TRE-PB inclui um modelo de decreto e três projetos de lei que poderão ser adaptados a realidade de cada município. A ideia é que os representantes já saiam do evento com os documentos praticamente prontos para tramitação nas Câmaras Municipais.

Segundo o presidente do TCE-PB, o conselheiro Fábio Nogueira, o tribunal apoia a iniciativa, desde que tudo seja feito dentro da legalidade e com transparência.

“O TCE está aqui, junto com o Ministério Público, para garantir que isso seja feito corretamente, sem vista grossa, e que os municípios tenham respaldo legal para organizar a atuação desses servidores”, afirmou Nogueira.

Apesar dos desafios enfrentados, há também benefícios para os servidores, como folgas compensatórias e gratificações indenizatorias.
Modelo pode ser referência para todo o Brasil

O desembargador Oswaldo Trigueiro destacou que essa é uma ação pioneira no país, que pode servir de inspiração para outros estados. Além de garantir maior segurança jurídica, a medida também pode aliviar o impacto financeiro para os cofres municipais ao evitar disputas judiciais ou despesas não previstas com pessoal.

Texto: Pedro Pereira

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

About the Author Midia BDS credibilidade em tempo real

Midia BDS um site de Noticias voltado para criação matérias informativas, noticias politicas em geral, "AUTOR" CONPARTILHE ESTA NOTÍCIAS COM OS SEUS AMIGOS.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta



EXECUTAR

EXECUTAR

NOTÍCIAS EM VÍDEO

POLÍTICA BDS

SAÚDE

POLÍTICA BDS