Mês segue com 0mm, quando a média histórica para o mês é de 41,3mm
16 de julho de 2025
em Manchete
Tempo de leitura: 2 mins
A A

O tempo seco deve persistir em Campinas por pelo menos mais uma semana. Foto: Carlos Bassan/PMC
Nos próximos dias, quase todo o estado de São Paulo estará em estado de atenção para incêndios. O risco é elevado principalmente nesta quinta (17) e sexta-feira (18), quando a baixa umidade relativa do ar, as temperaturas elevadas e o predomínio do sol intensificam as chances de queimadas em todas as regiões paulistas, de acordo com alerta da Defesa Civil. Em Campinas, o tempo seco já castiga os moradores. Julho segue sem chuva, quando a média histórica para o mês é de 41,3mm.
Nos dois últimos dias, o Cepagri da Unicamp registrou umidade do ar abaixo dos 30%. Nesta quarta-feira (16), chegou a 28,2% às 15h10 e a previsão é de que a baixa umidade se repita nesta quinta-feira (17). Os modelos meteorológicos indicam que não deve chover pelo menos até a metade da próxima semana.
“A umidade abaixo de 30% aumenta muito o risco de incêndios, principalmente os florestais. Por isso, pedimos muito o auxílio da população para não jogar bituca de cigarro na beira da estrada, para que não limpem o quintal colocando fogo no lixo, para que o produtor rural não faça roçada utilizando fogo, e que a população não solte balões, que é um crime ambiental”, alerta o coordenador estadual de proteção e Defesa Civil de São Paulo, Tenente Coronel Araújo Monteiro.
A partir de sábado (19), há previsão de uma frente fria que pode trazer umidade para a faixa leste do estado, diminuindo o risco de queimadas. No entanto, no interior, não haverá influência desse fenômeno e o risco para incêndios permanece elevado em todos os dias.
Além do risco de incêndio, a baixa umidade também afeta a saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar considerada ideal é algo entre 50% e 60%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada de alerta e abaixo de 30%, de atenção.
Nesses casos, as recomendações são para evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Alerta sonoro
A partir deste ano, a Defesa Civil do Estado de São Paulo vai utilizar a tecnologia cell broadcast para alertar a população sempre que a umidade do ar ficar abaixo de 12% e quando houver focos de incêndios próximos a áreas urbanas.
A ferramenta foi incorporada à Operação SP Sem Fogo e poderá ser utilizada para alertas severos ou extremos, com orientações voltadas à prevenção e saúde das pessoas.
Nenhum comentário