O Brasil agora tem a segunda maior taxa de juros reais do mundo, segundo levantamento da MoneYou divulgado nesta quarta-feira (18). A nova posição vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a taxa Selic para 15% ao ano, marcando o maior patamar em quase duas décadas.
Com a inflação projetada para os próximos 12 meses já descontada, os juros reais brasileiros alcançam 9,53%, superando a Rússia (7,63%) e ficando atrás apenas da Turquia, que lidera o ranking com 14,44% de juros reais.
A alta dos juros no Brasil, decidida pelo Banco Central (BC), é a sétima consecutiva e ocorre em meio a um cenário de inflação resistente, desequilíbrio fiscal e incertezas geopolíticas.
O que são juros reais?
Os juros reais correspondem à diferença entre a taxa de juros nominal e a inflação esperada. Eles são um importante indicador do custo do dinheiro em um país e influenciam diretamente investimentos, crédito e o crescimento da economia.
Segundo o relatório da MoneYou, “apesar da pressão cambial ter sido amenizada pela guerra comercial entre EUA e China, o cenário interno brasileiro ainda carrega tensões inflacionárias, especialmente relacionadas aos preços de alimentos e à instabilidade fiscal.”
por Carlos Magno
Nenhum comentário